Coordenação
LAMIN - GEPEMIN
Sobre o LAMIN
O Laboratório de Materiais Inorgânicos e Nanoestruturados (LAMIN) é o laboratório que integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Materiais Inorgânicos e Nanoestruturados (GEPEMIN) e são coordenados pela profa. Dra. Ana Paula de Azevedo Marques.
Seu registro é certificado pela instituição Unifesp e pode ser consultado no endereço virtual: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/575304
Ambos, GEPEMIN e LAMIN, foram criados em 2012 e são vinculados ao Departamento de Química do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Unifesp, campus Diadema. A unidade laboratorial fica no segundo andar do prédio de Pesquisas da Unifesp Diadema, localizado na rua São Nicolau, Centro, conhecido entre os pares como "Prédio de Vidro". O LAMIN é integrante do LINS (Laboratório de Insumos Naturais e Sintéticos).
As pesquisas são centradas na síntese, caracterização, estudo de propriedades e aplicações de diferentes materiais cerâmicos e inorgânicos, com interesse voltado para materiais em escala nanométrica (filmes finos e pós de materiais cerâmicos, compostos de coordenação, compostos dopados) e materiais de morfologia controlada.
Fazemos parte do Núcleo CIENCIA E INGENIERIA DE MATERIALES (NCIM), da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Sobre a coordenadora do Laboratório e do Grupo de Pesquisas em Materiais Inorgânicos e Nanoestruturados da Unifesp - campus Diadema
A profa. Dra. Ana Paula de Azevedo Marques é docente concursada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desde 01/2011. Atualmente é Professora Associado III da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, campus Diadema.
A professora ministra disciplinas na área de Química Inorgânica, Química Fundamental e de Ciência de Materiais, tanto para a graduação (cursos da Química, Engenharia, Biologia e Farmácia) quanto para pós-graduação (PPG-ECM e PPGQ-CTS).
É coordenadora do Laboratório de Materiais Inorgânicos e Nanoestruturados (LAMIN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materiais Inorgânicos e Nanoestruturados (GEPEMIN), ambos da Unifesp - campus Diadema, desde 2012. O laboratório de Pesquisas LAMIN fica no segundo andar do prédio de Pesquisas da Unifesp Diadema, localizado na rua São Nicolau, n. 120, Centro. O LAMIN é integrante do LINS (Laboratório de Insumos Naturais e Sintéticos).
Orienta Mestrado e Doutorado nas Linhas de Pesquisas do LAMIN por dois Programas de Pós-graduação da Unifesp, o PPG Interunidades em Engenharia e Ciência de Materiais (PPG-ECM) e o PPG em Química Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade (PPGQ-CTS). Coordenou o PPG-ECM da Unifesp entre 07/2018 e 11/2021.
Participa como Pesquisadora do Grupo de Materiais Cerâmicos Especiais, localizado na Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, no Departamento de Química. Integrante do Núcleo CIENCIA E INGENIERIA DE MATERIALES (NCIM), da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), uma rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Coordena e orienta alunos de graduação e pós-graduação em projetos de pesquisa nas linhas "Desenvolvimento de Materiais Nanoestruturados com Aplicações Tecnológicas, em Saúde e Meio Ambiente"; "Estudo de Materiais Cerâmicos Avançados e Nanoestruturados" e "Estudo de Compostos de Coordenação e Materiais Híbridos". Seus projetos de pesquisa foram apoiados financeiramente pelas agências de fomento FAPESP, sob número 2021/13132-9, 2016/20578-5, 2013/07437-5 e 2016/046721, e CNPq, sob número 576563/2008-0.
Dentre as atividades de pesquisa se destacam as sínteses de materiais semicondutores nanoestruturados na forma de pós e filmes finos a partir de dois métodos distintos, hidrotermal assistido por microondas e método de polimerização de complexos, puros e dopados com terras raras para aplicações multifuncionais; destaque para as aplicações fotocatalíticas, magnéticas, ópticas, sensoras e em meio ambiente.
As citações dos artigos completos publicados em periódicos (40 artigos localizados pelo Publon) geram um h-index de 21; significando que ao menos 21 documentos publicados receberam um mínimo de 21 citações (ref. https://publons.freshdesk.com/support/solutions/articles/12000081265).
As publicações foram realizadas em diferentes revistas científicas, com elevado conceito científico. A informação entre parênteses se refere ao número de artigos publicados na revista. (5) Ceramics International; (4) Journal of Alloys and Compounds; (4) Journal of Fluorescence; (3) Journal of Solid State Chemistry; (2) Materials Research; (2) Orbital - The Electronic Journal of Chemistry; (2) Revista Brasileira de Engenharia E Sustentabilidade; (1) CrystEngComm; (1) Current Applied Physics; (1) Electronic Materials Letters; (1) Inorganic Chemistry Communications; (1) Journal of Advanced Ceramics; (1) Journal of Applied Physics; (1) Journal of Luminescence; (1) Journal of Materials Science; (1) Journal of Materials Science: Materials in Electronics; (1) Journal of Molecular Catalysis A: Chemical; (1) Journal of the American Ceramic Society; (1) Materials Research Bulletin; (1) Nanoscale Research Letters; (1) Solid State Ionics; (1) Journal of Magnetism and Magnetic Materials; (1) Applied Spectroscopy.
Abraços e sejam sempre bem vindos.
Profa. Dra. Ana Paula de Azevedo Marques